Porquê? Porque sim!

Estava eu para aqui a divagar sobre alguns assuntos e atitudes tomadas em relação a acontecimentos vários - normais, anormais e suis generis - da vida quotidiana de tantos de nós, quando subitamente re-descobri a chave e uma das soluções para quase todos os problemas. Isto é, não descobri nada - apenas relembrei de uma estratégia fantástica.



    "O mergulho forçado do Spiderman no chá do DSF - Diogo Fernandes"



"- Ahhh, mas porquê?
- Porque sim!  
- Então mas assim... estragaste-me o chá! Porque fizeste isso?!
- Porque sim e porque me fez rir!"

É resposta de criança? É pois! E que bom que é! Só porque pertence a uma criança o "sim" fica do tamanho da imaginação, do tamanho da vida! 
E não pode ser igual pra mim também?! Neste caso... por acaso até foi! 
E se me apetecer só dar respostas de criança? Fica estranho e esquisito?! Ok, não faz mal! Vão zangar-se, repreender-me ou banir-me?
Sempre ensinei às minhas crianças de que era necessário justificar os porquês... actualmente já não tenho assim tanta certeza disso! 

                    
                                                                       "Vila Natal de Óbidos 2016"


E que... grande porcaria!!! Tinha acabado de escrever um texto tão bonito, erudito, elaborado e cheio de coisas interessantes... digo eu... quando, só porque carreguei numa tecla errada e não estou habituada a este teclado... me apagou tudo e fiquei sem nada! Bolas, raios e coriscos e mais uns quantos nomes feios que me estão para aqui a passar na mente em "rodapé"!!! Não, acho que é mesmo em "roda-cabeça"! Pronto, no fundo, é muito bem feita, não estivesse eu aqui com teorias de que eu é que sei a teoria do "porque sim" - acabei de receber a minha própria lição em forma de boomerang..! Toma e embrulha!

Afinal, é mesmo como digo - o melhor que tenho escrito na vida está apenas bem escondido no meu único neurónio, guardado na minha "Brain Pro" e, aconteça o que acontecer e diga eu o que disser ou fizer, ainda que pensem que falo ou escrevo demais - não tem sido o caso - nunca me conseguirão  conhecer na totalidade pelo simples facto de que o melhor e o pior de mim, está aqui mesmo ao lado - no futuro de cada vinte e quatro horas do meu dia seguinte. 
Não importa nada o que for escrevendo aqui. Venha o que vier de ontem para hoje e, até amanhã, as minhas principais missões, já foram todas cumpridas! Agora, o que vier a seguir será apenas o resultado do que fui no passado, a atravessar o presente de um futuro que estava guardado para mim e talvez, escrito num "mapa do tesouro" que trouxe comigo ao nascer. 
A maior riqueza de uma vida já consegui! Mas não, ainda não encontrei o tesouro. No entanto, o futuro de hoje, já é o meu passado mais precioso!



                                                      Praia do Guincho - Santa Cruz (Torres Vedras)



O resumo do que já nem eu consigo apanhar ou transmitir novamente - porque nada se repete - era apenas o facto de que só consigo ser feliz quando faço o milagre de trazer para o mundo dos adultos, as alegrias, disparates e infantilidade das crianças. Também eu era uma criança quando comecei a tratar de outras crianças muito próximas do meu coração, quer fossem da família ou não. Ainda hoje, fico numa felicidade imensa quando um bebé me sorri só porque lhe apetece, um menino pára no meio da rua para me dizer "oláaa!!!" ou quando me dão um abraço apertado como se me conhecessem desde sempre...se calhar até conhecem e eu é que estou a anos-luz de os entender.
Certo é que sem se aperceberem me arremessam para os meus dias de criança em que era uma felicidade imensa apenas sonhar que conseguia voar, andar de bicicleta ou perceber que já sabia nadar nas ondas mais carinhosas do Penedo do Guincho ou da Praia Formosa.



                                           Photo by AldaSilvestre: Livraria "Ler Devagar" - Lx Factory - Lisboa



                                                        Penedo do Guincho - Santa Cruz (Torres Vedras)


                                       Passagem da Praia Formosa para a Praia do Penedo do Guincho - Santa Cruz


                                                           Piscina Natural da Praia Formosa - Santa Cruz



                                                   Praia Formosa - Santa Cruz (Torres Vedras) - Portugal



Se já existiam muitas perguntas, algumas polémicas e um longo "coma induzido" neste meu blog, desde a época que me "empurraram" nesta viagem, agora, ainda irão surgir mais perguntas, mais polémicas e provavelmente mais "comas induzidos" por tempo indeterminado de cada vez que me apetecer, apenas porque decidi desde o ano passado - a 29 de Agosto de 2016, mais precisamente - concorrer aos "Blogs do Ano". 
Não, não vou dar-vos as respostas que os meus mais próximos já sabem. Como criançola que sou, vou deixar-vos apenas os porquês - sim, porque ainda estou muito a tempo da idade dos "porquês".
Aliás, vou facultar-vos apenas uma resposta!



Reporter Anónimo (tipo Spiderman):

- Se já sabias disto há tanto tempo, porque é que só concorreste este ano?
- Porquê só agora nos últimos dias do prazo limite?
- O que é que ganhas com isto?
- Não tens receio de te expôr assim em larga escala?
- Qual o propósito?
- Achas que te trará benefícios?
- E se nao gostarem do que escreves?
- Vai mudar alguma coisa na tua vida?
- Pensas que irás ter mais amigos ou mais "menos amigos"?
- Em que é que isto irá contribuir para o benefício do planeta ou da humanidade?
- Em suma, porquê?

Alda:

- "Porque sim!"




                                              A "minha" Boneca dos "teus" Segredos and my Dutch Monkey :-)





26.07.2017
Alda Silvestre




Sem comentários:

Enviar um comentário