* As Aventuras e Tropelias do Menino Jesus *

Começo a sentir pena do Pai Natal - já deve estar tão cansado e tão farto de nós...
"Neste Natal vamos ajudar"
"Neste Natal seja solidário"
"Faça uma criança sorrir e contribua..."
"Diminua a dor dos que sofrem..."
"... e não esqueça o requinte de uma mesa de Natal adornada com..." - todos estes slogans são sempre tão familiares ao longo de décadas e gerações em todos os Natais que, por vezes me interrogo:
 - E então? O que é que acontece àqueles que não têm, não podem ou não querem fazer nada disto só para ficarem bonitos na fotografia do dia em que nasceu o Menino Jesus e que preferem preservar a saúde do Pai Natal?
Ah, sim! É verdade - esses vão todos parar ao quentinho do inferno - e há Natais em que dá muito jeito porque está um frio de rachar...!
Há dias em que gosto mais do Menino Jesus que decide apenas ser rebelde e disparatado ao invés daqueles dias em que está a cumprir as tarefas que todos esperam dele.

* .*
"Um dia que Deus estava a dormir
E o Espírito Santo andava a voar,
Ele foi à caixa dos milagres e roubou três.
(...) Depois fugiu para o Sol
E desceu pelo primeiro raio que apanhou.

Hoje vive na minha aldeia comigo.
É uma criança bonita de riso e natural.
Limpa o nariz ao braço direito,
Chapinha nas poças de água.
Colhe as flores e gosta delas e esquece-as.
Atira pedras aos burros,
Rouba a fruta dos pomares
E foge a chorar e a gritar dos cães.
E, porque sabe que elas não gostam
E que toda a gente acha graça.
Corre atrás das raparigas
Que vão em ranchos pelas estradas
Com as bilhas às cabeças
E levanta-lhes as saias.
(...) Diz-me que Deus não percebe nada
Das coisas que criou - (...)
E depois, cansado de dizer mal de Deus,
O Menino Jesus adormece nos meus braços
E eu levo-o ao colo para casa.
(...) Ele é a Eterna Criança o deus que faltava.
Ele é o humano que é natural,
E por isso é que eu sei com toda a certeza
Que ele é o Menino Jesus verdadeiro.

E ele sorri porque tudo é incrível.
Ri dos reis e dos que não são reis,
E tem pena de ouvir falar das guerras,

(...) Depois ele adormece e eu deito-o.
(...) Ele dorme dentro da minha alma
(...) E brinca com os meus sonhos.
Vira uns de pernas para o ar,
Põe uns em cima dos outros
E bate as palmas sozinho
Sorrindo para o meu sono.

(...) Esta é a história do meu Menino Jesus.
Por que razão que se perceba
Não há-de ser ela mais verdadeira
Que tudo quanto os filósofos pensam
E tudo quanto as religiões ensinam?"
*.*
Alberto Caeiro in O Guardador de Rebanhos

Gostava muito que algumas pessoas tivessem a coragem de fazer e dizer:
"Neste Natal não faço nada mais além do que o meu coração disser, serei o mais egoísta que conseguir e vou guardar a felicidade toda só para mim!" Talvez desta forma não houvesse tanta hipocrisia nesta altura do ano...



No dia 25 de Dezembro de há quatro anos atrás, para iniciar um novo percurso de vida e porque a minha mãe e o Menino Jesus "combinaram" fazer-me uma partida, fiz um presépio muito especial na minha mesa de cabeceira com o anjinho da minha avó e o menino Jesus da história da minha mãe... pelo meio de livros e autores da minha eleição. Ainda não o desfiz! O motivo não é porque tenho medo de esquecer. É porque todos os dias preciso relembrar que o caminho é em frente e que afinal, o Natal não é só um dia no ano inteiro e quanto maior for a quantidade de "felicidade armazenada" por cada um de nós, maior será a probabilidade de ser distribuída e de ser deixada disponível à mercê de quem mais dela precisa. Ou não fosse o Homem o ser que mais depressa se farta e que mais se distrai em usufruir do melhor que a vida lhe dá...



De há alguns anos a esta parte sou uma forte candidata ao quentinho do inferno... porque nem ajudo, nem sou solidária, nem contribuo... nem preparo mesas com requinte... ou porque estou a trabalhar ou, porque não me deixam ou ainda, porque estou muito ocupada a "reconstruir-me", a ser egoísta e "a guardar a felicidade toda" só para mim.

Foi num desses ataques de egoísmo que, por mero acaso encontrei e, por natural descaramento me aproximei dos meus Meninos do Coro da Igreja da terra natal da minha Mãe.


 Tudo começou a 25 de Dezembro de 2009 quando, dentro daquela Igreja tão familiar - durante tantos anos decorada com os arranjos florais aprimorados da minha avó - tremi de frio e de dor porque quis o destino (e a minha mãe também!) que fosse ali o penúltimo sítio onde iria poder dizer-lhe "adeus mãe... até logo... dá um beijo por mim no teu querido Menino Jesus".
Pouco importará para o caso a forma como vivo e sinto a religião que desde muito cedo me foi ensinada, que moldei e adaptei de forma confortável, digamos, aos valores em que acredito e pelos quais me conduzo. A minha história com esta Igreja já é muito grande em "despedidas" mas, também é enorme em boas memórias de jovem adolescente quando lá ía passar as férias de Verão e que saía da missa com uma enorme dor de barriga por tanto rir com as minhas amigas dos disparates que inventávamos no momento por tudo e por nada, de tudo e de todos e, de uma senhora muito engraçada que cantava devota e com elevado fervor: "Jásuuuu, Jásuuuu... Teu nome é Jásuuu!" - era "deliciosa" a senhora e ainda hoje consigo recordar-lhe o som da voz... nunca eu imaginei que a minha mãe iria escolher o dia do Menino Jásuuuu... para me deixar aqui a morrer de saudades dela. 
Primeiro foi a missa ao fim de três meses, depois... "deixa estar mais um tempinho" - era uma forma de eu estar mais perto da família, das amigas da minha mãe... e das minhas também. Depois... caíram-me lá os passarinhos do Menino Jesus a cantar e a divertirem-me uma vez por mês - deve ter sido Ela que mos enviou de presente porque adorava ir à missa e estava a ver que eu já andava a ficar um pouco entediada. Agora, confesso que por causa deles já me custa deixar de ser uma beata do Menino Jásuuuu :-)
Não rezo nada de jeito (a minha mãe bem sabe e sempre me desculpou porque nunca gostei de rezar) mas, o certo é que volto de lá sempre cheia de boas energias, cheia de felicidade deles e com mais qualquer coisa de novo para sonhar e projectar fazer. É quase tão bom como ir ao teatro...! E com os meus passarinhos, é quase quase tão bom como ir a um concerto de música!!! 



Bem... voltando ao que interessa, na verdade, o que realmente importa é a felicidade e a esperança que meninos e jovens como estes depositam na vida de muitos que tanto dela precisam. E quando vos disserem "a juventude está perdida!", não acreditem porque não é um mal geral!
Admiro-lhes a dedicação, o amor e o empenho com que se entregam no coro da Igreja da paróquia onde pertencem. 
Foi por tanta admiração que no ano passado, por estes dias, me desloquei propositadamente ao salão da Cabeça Gorda, concelho de Torres Vedras, cujo espaço estava totalmente ocupado e cheio de gente com um espectáculo de mais de uma hora todo feito e organizado pelos meus meninos do coro - sim meus, porque os adoptei desde o primeiro dia em que me apareceram nas "missas da minha mãe" caídos ainda não sei bem de onde.
Sim! Em cada Sexta-Feira de cantorias no coro da Igreja irradiam alegria e transpiram vida por todos os poros - parecem mesmo aqueles passarinhos saltitantes e que fogem a voar à velocidade da luz à nossa frente quando nos aproximamos.
E sim! Comecei e devo-lhes este post há um ano! Um ano imaginem...! Não tiveram muita sorte com a jornalista - devo ser a profissional mais atrasada do globo terrestre e arredores! ;-)
Primeiro, porque pareço o coelho do relógio da Alice no País das Maravilhas - sempre atrasada! Depois, faltavam-me os nomes e autorizações deles e dos pais para publicar o evento... e pronto, é assim que passa a vida e o tempo... mas como diz o antigo mas certo ditado popular: "mais vale tarde do que nunca!"


O melhor desta história toda é que de mim, os passarinhos já não fogem. Pelo contrário! Fico tão feliz quando saio a porta da Igreja e os vejo à minha volta a fazerem perguntas com aqueles olhitos arregalados de vida e de sorrisos verdadeiros de quem é simplesmente feliz! Obviamente lá devem ter os problemas e desencantos da vida de cada um deles... alguns talvez até tão grandes como os de gente crescida..., mas ainda sabem ser felizes e ainda sabem sonhar!
Tenho aprendido muito com eles e saio de lá sempre com um sorriso na alma apesar da tristeza do motivo que me fez (re)começar a ir à missa depois de tantos anos.

Certo é que voltei impressionada com o espectáculo do ano passado! E temos futuros Artistas!!!
- Os apresentadores - a Isa (mentora do projecto, organizadora, maestrina, cantora, etc, etc, etc) e o Daniel pareciam verdadeiros profissionais de TV. Lindos e com tudo muito bem programado e escrito na apresentação das musicas e dos respectivos intérpretes.


- A Beatriz, que toca orgão, viola, canta, etc, etc, etc.

- A Verónica além de cantar também esteve a cargo da mesa de música, do sorteio muito bem disposto e divertido de presentes ao público, etc, etc, etc.
- Depois, mas não menos importantes, todos os outros elementos do grupo fizeram o seu melhor em todas as áreas e canções que lhes estavam estipuladas. Alguns deles arrepiaram-me e emocionaram-me com a atitude, determinação e qualidade! Passei o tempo todo a pensar: tão novinhos e tão fortes e determinados; tão bom ver a arte a fervilhar dentro deles e a revelar-se de uma forma tão bonita; talvez ainda seja possível o nosso futuro ser risonho com meninos e jovens assim... mas temos de lhes dar algo em troca - condições culturais por exemplo...! E, infelizmente, é coisa que os nossos (des)governantes querem tornar numa missão quase impossível...!







- Por fim, tem uma menina mais pequenina e que é irmã de uma outra menina das que fazem parte do coro mas, que entra e sai do grupo a toda a hora e minuto, que imita a irmã de livro na mão e cheia de convicção e com a qual me identifico e revejo naquela idade por ser tão irrequieta e porque distrai tudo e todos à sua volta! :-)



Admiro de verdade a Isa Santos (não menosprezando todos os outros!) uma vez que ficou responsável pelo projecto aos 17 anos e tem crescido e feito crescer emocional e profissionalmente todos aqueles passarinhos sempre a chilrear à sua volta. Há pelo menos dois anos que deve ser difícil manter a ordem com tanta alegria esfuziante a saltitar. No entanto, parece conseguir levar o barco a muito bom porto de uma forma suave, ambiguamente autoritária e, com normas necessárias que vai polvilhando com a sua doçura natural.


O curioso é que conseguem ter umas músicas e canções tão animadas que frequentemente dou comigo a levantar as mãos lançada para bater palmas no final de cada música porque me esqueço que estou numa missa ainda das de antigamente e não num concerto. No entanto, já por algumas vezes o próprio padre pediu palmas para eles e aí faço a vontade à minha força, sorridente e feliz como os meus passarinhos e com o mesmo fervor da senhora que cantava o Jásuuuu
Estou a pensar seriamente em ir a Roma visitar uns amigos, aproveitar a deslocação e... ir pedir ao Papa Francisco para autorizar a transformação das missas em "Missartes" (junção de missas + artes)! Penso que Sua Excelência era bem capaz de gostar da ideia e peremptoriamente não autorizar que os outros padres me prendessem ou internassem por blasfémia ou insanidade mental! :-)

São estas as fotos dos  meus Meninos do Coro da Cabeça Gorda.
Peço desculpa pela pouca qualidade das fotos mas é o que a minha máquina permite em ambientes de pouca luz e, nem o Ministério da Cultura nem a Merkel me passaram ainda a autorização para mudar o meu material de documentário "foto-video-jornalístico". Continuo à espera do "deferimento"... ;-) 

E, como podem constatar pela foto, independentemente do que quer que se acredite, dos caminhos que se optem, ou dos problemas que nos assolem, o mais importante na vida é mesmo a felicidade que se escolhe para nos fazer sorrir desta forma.


O meu muito obrigado a todos por me terem convidado e deixado fazer parte da vossa alegria! :-)



Ps. A foto tinha de ficar fora de zona para se conseguir ler os nomes e, mais tarde vou tentar aqui colocar o ou os videos. Bem Hajam e nunca deixem de dar estes presentes ao Menino Jesus... e a todos nós! :-)

?! Por Aí !? VII * * * ?! Being Around !? [Se Quero, Logo Posso!]

Um (Auto)ritário diz:
- "Eu quero, posso e mando!"

Uma (Alda)ritária diz:
-"Eu não mando! Mas quero, posso... e vou conseguir!!!" ;-)


* É provável que para conquistar o que quer que seja, tenhamos de obrigar as nossas sombras a atravessar paredes que no primeiro impacto nos parecem feitas de ferro e cimento armado mas, se nos esforçarmos para além do nosso suficiente, existe sempre a possibilidade do obstáculo ser apenas uma tela irregular à espera de ser pintada com as cores e formas que bem nos apetecer. Importante é nunca nos  autorizarmos ao conforto de um luxo inerte e fútil, que de forma aliciante nos conduz ao distanciamento da liberdade dependente e viciada do "quero muito". *


25.11.2013
Alda Silvestre

"Ninguém te vai parar, perguntar, fazer saber... porquê..."

?! Por Aí !? VI *** ?! Being Around !? [Muda]


Quando tudo muda, muda tudo! 

Photo: Trabalho de Pedro Rodrigues - 06.08.2006

Quando tudo o que pensas ter muda, muda tudo o que possas pensar

                         
        * When everything that you think you have, changed, you have to change everything that you might think *

         28.09.2013
            Alda Silvestre


Even if I can't, I will do it... all around the world out there!


  
Também é necessário tropeçar nas nuvens e olhar estupefacto para o desenho que fica.

                          [São Bernardino - Portugal]
                             
                    Maybe things really have to happen 
                    Maybe things don't really have to happen sometimes
                    Who knows?!
                    Life happens
                    Even when you think you can control it
                    You're alive by chance
                    With every second of your breath.

                     In the meanwhile
                     You have the chance to dream
                     That it's possible to have wings
                     To fly
                     Anywhere
                     Anyway
                     And do anything you want to
                     Even if you're not able to move.

                              [Foz do Arelho - Portugal] - eu a voar na frente do sol! ;)

                      Although, while you're having this dream
                      On each second
                      You're walking along the road
                      Of your own life
                      Full of surprises
                      That will support your strength
                      Release your soul
                      And make your heart smile
                      Even if it is only for a second
                      Of your breath
                      By chance



And now, my friends, family, teachers and guests all around the globe, artists/painters, dancers, singers and funny guys...and girls ;) from my special radios's schools on the other side of the sea!
"What if?"
I could retribute all of your love, kindness, support and help for me, my life and my job?!
Would be simply amazing!



I'm here!
Doing my best to "be with you" for a while and make you smile for the most time I'm able to :-)



By the way, and talking about to make you smile, now I have to go to my crazy life again to...

"Turn it upside down" ;-)

                       [Foz do Arelho - Portugal]
                               
                       I'm sure that some of you out there will remember this from somewhere!!! ;P  "AR" maybe...?! :)

                       Take care, will you?!!
                       Bye for now
                       Alda
                       from Portugal (the little Portuguese flag is missing... just for now! ;-)  )

                              
                               Alda's translation 'para Português du Portugal' (resumo):

                       "Mesmo que não consiga tudo
                       Na medida do mínimo,
                       Farei o máximo de algo
                       Que tem de ser feito,
                       Numa volta ao mundo
                       Pela porta do tempo
                       Ainda que nunca possa sair do lugar."


                             [Castelo de Óbidos - Portugal]

 
                             Alda Silvestre
                             15.09.2013



Instituto Português do Mar e da Falta de Atmosfera... :-I





"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que o vento de ontem está em vias de extinção para este fim de semana uma vez que a probabilidade de uma determinada Alien ir à praia no período da tarde se encontra gravemente reduzida. Constata também que a temperatura terá uma subida acentuada na região Oeste de forma a irritar solenemente a dita cuja.

Assim, aconselha-se a que todos tomem as devidas precauções para a vaga de calor que se aproxima tal como beber muita água e evitar as horas de calor especialmente entre o meio dia e as quatro da tarde, especialmente crianças, idosos e doentes crónicos (isto já é a sério!)

O Instituto Português do Mar informa também, já ter sido assinado um protocolo com a dita Alien e também em conjunto com alguns organismos turísticos, de forma a conseguir mediar condignamente a 'Falta de Atmosfera' nas nossas praias para que a receita turística global não saia prejudicada durante a época de Verão".



09.08.2013
Alien

Janela de Pedra / Window Made of Stone

É raro o dia em que não ouça o mundo dizer que Óbidos é único, especial, valioso, lindo.. são tantos os adjectivos que, apesar de há muitos anos sentir o mesmo, sinto um orgulho enorme em fazer "as honras da casa" a um sítio tão especial.

É muito bom e gratificante chegar aqui todos os dias para trabalhar - especialmente de manhã - estacionar o carro, ver o sol nascer ou crescer consoante a hora e altura do ano, subir a rua empedrada com as casinhas cheias de flores, ter a muralha grandiosa na minha frente e ser acompanhada pelo chilrear dos passarinhos cheios de energia e prontos para mais um dia de batalhas e sobrevivência. Tento apenas seguir-lhes o exemplo. Mas, confesso que fico orgulhosa de cada vez que percebo ter a imensa sorte de poder ver o mundo quase todo daqui.

Espero finalmente, por estes dias, começar a mostrar ao mundo, o que está por detrás desta Janela de Pedra.
Acreditem que nem vão acreditar! :-)

Alda's translation ;-)


Well my Dears,

What I was trying to say to you in Portuguese were that almost everyday I hear the whole world saying that Óbidos is a special, beautiful and unique place in the world. The most curious thing is that even the guests that already travelled from all over the world, are exactly the ones whose says exactly that! I confess I love to hear these kind of things and I'm also so proud of that!
You can't imagine how good and rewarding it is to arrive here every morning to work and see the amazing sunrise, walk up along the street and depare myself with the big and huge wall of big stones right in front of me... and have the peace to just listening to the singing birds around me fighting for their lives and their survival. When I think a little "deeper" I notice that I just have to follow their example and, life will be much easier and better. Although I confess I feel very proud  and blessed because I can see almost the whole world of yours from here.

Finally I hope about these days, to start to show you, what can be behind this Window of Stone.
Believe me that you will not believe! :-)

Well, and for now... just a little of "my view".


Ps. If you wish feel free to share your pics with me right here the same way - it will be fun! :))
E digo o mesmo em Português - partilhem! ;)





Alda Silvestre
19.05.2013

Duas Mães a Quatro Braços



18 de Maio de Qualquer Ano
Será sempre o Teu Dia
Será sempre dia
Da Minha Mãe Especial

Não Te esqueço
Porque não quero!
Não Vos esqueço
Apenas porque
A memória não deixa...
E ainda bem!

Espero que a Minha Outra Mãe,
Aquela que me emprestaste...
Te dê um abraço tão quente e cheio de amor como aqueles que me dava a mim quando não podias pegar-me ao colo ou quando estavas no Hospital das Bonecas Lindas como Tu...


Espero que Ela Te abrace forte também a Ti
Porque agora,
É a minha vez de não poder abraçar-Te...

* * *

Sempre que me apetece "adquiro" por conta própria e sem qualquer troca de valor monetário, tudo aquilo que gosto e amo na natureza - declaro pois, para os devidos efeitos, que estes patos são meus!!!
Quem me conhece bem, já muitas vezes me ouviu falar dos "meus patos do jardim" e que preciso de "ir ver os meus patos"...
Ao tirar esta fotografia num sítio especial, apercebi-me de como era idêntica a um bocadinho da minha família - duas crias, uma família grande para tratar, muito trabalho para fazer e, a alucinante aventura de se existir e resistir, por acaso (ou não), em cada segundo de vida que passa.
Por circunstâncias delicadas de saúde, a tarefa foi muita vez dividida com a minha Avó do "Jardim da Celeste" para que as duas "patas mais pequenas" continuassem a aventura de "aprender a nadar".

Ontem e hoje não consegui evitar relembrar e agradecer à vida a dádiva de ter tido Duas Mães que me criaram a Quatro Braços e muito amor.
Embora muitos não entendam mas, "superar não é esquecer". E sim, tudo tem o seu tempo... por vezes infinito!




Só Tu sabias!
Por tudo isso...
Obrigada porque me quiseste antes de qualquer pessoa poder imaginar que ainda seria possível eu existir.
Obrigada por colocares a tua vida em risco... contra tudo e contra todos.


    Inventaste-me desde o início... fiquei até ao fim

Obrigada por tanta paciência, amor e dedicação a todos os meus "acidentes, disparates e acessórios".
E obrigada por teres amado tanto o meu Pai...

* Não vou esquecer nunca que somos apenas o que sentimos e aqueles a quem amamos * 
* Só depois de tanto é que percebi porque é que as Árvores se apaixonam pelo Mar...!*

* * *

Foi precisamente a 18 de Maio de 2011 que iniciei a minha Primeira Viagem neste blog - é incrível a velocidade do tempo...
Uma das pessoas do "Condomínio Habitacional do meu Coração" empurrou-me para aqui e disse "e agora, é tempo de viajar" - é verdade! Tenho "viajado" muito!

Deixo-Te aqui as cores de um outro Arco-Íris visto pelos olhos da nossa Totós e semelhante àqueles com que me presenteaste hoje, às 7.20 da manhã do Teu Dia Especial numa das minhas inúmeras "viagens a caminho do mundo".



- Até "amanha"! Dorme bem...
- Posso apagar a luz? E continuas a ver o arco-íris?
- ...
- Olha... como a nossa menina diz...: Amo-Tu!
[não te escondas porque estou a ver-te sorrir, deitada e de olhos fechados :-) ]



Alda Silvestre
18.05.2013






Amor Também É... :

* Saber esperar que a força volte no melhor momento *

- Força, tu consegues!
- Estou a tentar com muita muita dessa força...
- Tens de te esforçar ainda mais!
- Não consigo...
- Se acreditares muito... consegues!
- E esperas por mim? Esperas até eu acreditar?
- A vida toda!
- Ah, então consigo já já - é que lá, de onde venho, a vida nunca é toda.



22.04.2013
Alda Silvestre

Cloud Number 99


 * and whatever comes gonna be alright... up on cloud number 9 *
 * 'cause the moon is up and the stars are bright *

Can You? 
Watch the world from cloud number 99?
Is that the right number of Your cloud up there?
Should be! Other wise I'll be my whole life searching for all of You and jumping from cloud to cloud...
But... don't worry,
I love to jump! :-)

* * * *


Está tudo errado! Não devia de ser nada assim!
"Mudar de sítio" deveria de ser só isso mesmo - mudar de sítio! Quando muito de matéria!
O Universo, o Cosmos, as Estrelas, o Sol e a Lua, o Céu e as Nuvens não são de uma imensidão infinita?! Então?! Bem que a vida podia ter programado a forma de arrumar a morte de uma maneira mais amena, com menos dor... e, ter sido consideravelmente mais inteligente para poder aproveitar todos os recursos naturais ao seu dispor.

Bem pensado seria, atribuir a cada um de nós uma casinha num condomínio de estrelas ou numas moradias de nuvens assim que a vida nos "desenha" e nos obriga a existir cá deste lado.
Já que todo o Universo é composto por uma ordem matemática e que os números também são infinitos, seria muito lógico e benéfico haver números especiais fáceis de serem lidos pelo comum dos mortais.
Depois, era só lá ir quando as saudades apertassem - poder passear e conversar até mais não, fazer umas corridas de nuvens... mais umas quantas macacadas para vos deixar a sorrir - e voltar morta de cansada... 

Sim, porque afinal era só um sonho bom,
E a morte é mesmo um erro da vida!



27 de Março 2013
[ Um beijo pra si Ti Sabino e nem imagina as saudades que tenho de lhe deitar a bo ao chão...
Também tenho saudades do resto... mas isso já é só nosso. O número da sua nuvem? Pode dizer-me qual é...?! 
E na sua nova horta, também tem sapos iguais aos nossos para eu tirar fotografias sem lhes tocar?!!! ;-) Se esses sapos forem mágicos e especiais peça-lhes para voltarem para o meu jardim... ]








?! Por Aí !? V * ?! Being Around !? * [Perfect Time]


Why doest it always have to be in the correct time?
After all, you can make your yesterday be the perfect time
To prepare your tomorrow right now.

Doesn't even matter if this makes sense.

When you're dreaming...
Don't forget to take yourself with you.




13.04.2013
Alda Silvestre


"Inexperiente"

                                            12/10/2010

 IC 19                                                                               Opel - ... ... ... - CD ... ... ...

VIATURA C/ MATRÍCULA VERMELHA - C(orpo) D(iplomático)
No vidro traseiro do carro tem um letreiro bem visível a dizer INEXPERIENTE...
Pensei:
Já percebi porque é que o país está como está...! 
São inexperientes...!!!

                                                       __________________________

- Taditos... tanta inexperiência só podia dar uma boa "mérdia";
- Taditos de nós, que temos de lhes desculpar e aturar a inexperiência e o disparate qualquer que seja a "sua marca";
- Era mais ou menos este, o aspecto do papel escrito na altura para registar a "efeméride";
- Os anos passam e os ingredientes mudam mas a "rexemenga" sabe sempre ao mesmo...!

                                                       __________________________

Na altura tirei a matrícula nem sei muito bem porquê... - lógico que não iria servir para nada e, além disso, eles mudam a frota automóvel a cada mês (estou a exagerar só um bocadinho!)
Recordo-me de pensar que era bom que adquirissem experiência o mais rápido possível... Não imaginava que o Curso da "Novas Oportunidades Políticas Experimentais" também estaria abrangido pelo processo de Bolonha e que tinha sido adaptado aos 3 anos lectivos... deve ser um "remix".

Acabei de ficar felicíssima ao constatar que a "Inexperiência Política" acaba em 2013!!! :-)
Não desistam ainda porque isto acaba logo logo!
Enquanto isso, arranjem umas mézinhas caseiras e muito gelo para ver se a mossa não fica muito marcada.

E já agora, "desejo-mo-nos" boa sorte na Escada Rolante Governamental  ;-)


30-01-2013
Alda Silvestre

Working with the Sun - Artists and Nature (the bottom of their souls)

A few post's ago someone said the next post would be in English...
A promise is a promise and here it is!
It is also the connection between the two last posts because in someone's brain is too hard to separate Culture (general culture) and Art (general art). It is also too too hard to separate the persons and all the Artists involved.


Working with the Sun is really with and not beneath or in or under. It really is with.
When people and animals can find a way to make a team and respect each other they can do amazing things. If they are able to keep that respect, even when they are working alone... amazing things still comes along naturally.

That's exactly what this little Bee is doing alone - respecting the sun, thanking for being alive, enjoying the place where she's working and doing her small but huge contribute to planet earth. Doesn't matter if nobody see or notice... or will remember. She does what she has to do and that's enough.

Let me tell you that, by now, a very intelligent human already did cut this tree and, by the time that already passed through, the bee no longer exists... but, by the look in her eyes then ;-) someone can assure you that she was a happy bee, doing a great piece of art while she was working with the sun.

Therefore, with the Sun, happens exactly the same - he's up there, in silence, calm, quiet and shiny... allowing the white and the dark clouds around and below him once in a while and,  taking a nap when our planet claims for the rain.
It is true that sometimes he takes too long naps and it does interfere a lot with the planet and human kind but, it's only nature going forward and further across the time.

So, this Little Bee is an Artist, the Flower is her paradise, the Tree is the support and the Sun is her life.

Maybe... one of the good things for human beings is to plant trees, admire and care for the flowers and allows the bees to be happy survivals while they're creating their pieces of art - honey is a great piece of art.
Doesn't matter if the world cares for it or not. At least they are happy lives while they're working with the sun.



So, let's allow the artists to be happy bees with their favourite flowers...
Let's make culture and education a big and strong tree growing beneath the sun.
Let's stop the intelligent men to cut the best trees 'cause nature takes care of it naturally.
Let's wake up...
Enjoy the light
Shine with the stars
And see or live...
"One Moment Like This"


Whether is... the special flower you decide to choose.

* * *
That's why this post is only someone's brain trying to give to anonymous Artists some right places to start.
[Don't know if I can but I'll do my best]


* Não sei se consegui ser perceptível na ideia de ser necessário misturar artes e locais... mas não será o mais importante.
* Está escrito no meu inglês porque já estava prometido há muito tempo a alguns dos meus fieis leitores do outro lado das nossas fronteiras e, sem querer ferir susceptibilidades, todos merecem o meu mais sincero respeito bem como admiração. 
Lu's

15.01.2012
Alda Silvestre